O que é?

0 Flares 0 Flares ×

Capa O que è  dieta mediterranea 800

A dieta mediterrânea é um modelo nutricional inspirado nos padrões alimentares tradicionais de três países europeus e um africano, que pertencem a bacia do Mediterrâneo: Itália, Grécia, Espanha e Marrocos.

Este modelo nutricional foi abandonado durante o “boom” econômico dos anos sessenta e setenta, porque foi considerada muito pobre, e pouco atraente em comparação com outros padrões alimentares “ricos” ,em particular dos Estados Unidos. Finalmente depois desses anos a dieta mediterrânea está reconquistando seu lugar devido aos seus padrões nutricionais, através do interesse do consumidor que busca cada vez mais um estilo de vida saudável.

Esse fenômeno vem acontecendo depois da década de noventa principalmente em países que não fazem parte do mediterrâneo como por exemplo, Argentina, Uruguai, partes dos Estados Unidos da América e Austrália. (Wikipédia)

Fundo blog Dieta Mediterranea azeiteA dieta mediterrânea é um regime alimentar capaz de contentar qualquer tipo de pessoa, tanto aqueles que precisam perder peso, quanto os que querem manter sua boa forma com um estilo de vida saudável.

Um estilo onde devemos simplesmente mudar alguns hábitos, tudo isso inspirado na tradição mediterrânea que é conhecida em todo o mundo como sinônimo de boa saúde, prevenção de tantas doenças e uma vida longa saudável.

Isso tudo porque a dieta mediterrânea é baseada principalmente na escolha certa dos alimentos: maior consumo de proteínas vegetais em relação a proteínas animais, diminuição das gorduras saturadas em favor daquelas vegetais insaturadas, aumento do consumo dos carboidratos complexos, introdução da fibra alimentar, uma correta alternância entre carne vermelha, carne branca e peixe.

Vida longa 800-600Os alimentos que compõe a dieta mediterrânea são: pães, massas (de preferência as integrais), arroz, legumes, frutas, verduras, azeite de oliva, carne branca e vermelha (pouca), peixes, leite, laticínios e vinho: tudo consumido alternadamente com o objetivo de uma vida saudável. Qual a particularidade desses alimentos? São alimentos predominantemente vegetais com um baixo teor de gordura (não superior a 30%), os tipos de alimentos saturados compõe a menor parte do consumo, que são os alimentos de origem animal.

Dieta Mediterranea - Frutas e LegumesQuais são as ações preventivas alimentares da dieta mediterrânea e como agem no nosso organismo? Cada alimento apresenta diversos nutrientes como por exemplo, vitaminas e minerais antioxidantes, flavonoides, polifenóis, e etc. Todos esses elementos, que muitas das vezes são encontrados em quantidades mínimas definidas dentro de uma determinada faixa, apresentam uma atividade interessante e agem como ativadores de muitas enzimas. Essas enzimas são consideradas valiosas porque:

1-) Erradicam a ação tóxica presente em vários tipos de alimentos;

2-) Exercitam uma potente ação antioxidante;

3-) Inibem a formação de “nitrosaminas” que são compostos químicos altamente cancerígenos que podem ser desenvolvidos no nosso sistema digestivo;

4-) Influencia positivamente a ação dos hormônios.

Muitas das vezes, a simplicidade da dieta mediterrânea faz com que não se acredite na sua eficácia, e por esse motivo, de tanto em tanto, se efetuam novos estudos clínicos que não só confirmam a sua eficácia, mais muitas das vezes, demonstram ainda mais aspectos positivos.

Um recente estudo fez uma comparação em relação a longevidade nos países europeus que adotam a dieta mediterrânea, e mais uma vez foi confirmado que pessoas que usam esse regime alimentar vivem por muito mais tempo.

Bibliografia: Wikipédia
Livro - Dimagrire con La Dieta Mediterranea
Editora: Cairo

 

Emagreça com saúde!
Receba um e-book GRÁTIS, obtenha um estilo de VIDA SAUDÁVEL e nunca mais se preocupe com seu PESO!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

Deixe aqui seu comentário!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×