Um Elixir Preventivo – Molho de Tomates

0 Flares 0 Flares ×

Post 4 - Molho de tomatesUm dos símbolos do estilo alimentar mediterrâneo é o molho de tomates, que se revela um verdadeiro concentrado de bem-estar. Entre os alimentos mais consumidos na  dieta mediterrânea devemos reservar um lugar de destaque para o tomate que vale ouro para quem o consome regularmente.

Com os tomates frescos podem se realizar tantas variações, não esquecendo da mais utilizada que é o molho de tomates, que pode ser preparado e congelado. Não podemos esquecer a versão do tomate seco, tomates ao forno e aqueles em conserva!  🙂

A frequência do consumo do tomate é alta porque como sabemos é um condimento de base utilizado em tantos pratos como massas e carnes.

E que bela surpresa descobrir que o molho de tomates, é na verdade uma coleção de elementos preventivos, conhecidos como polifenóis, e que podem até mesmo reduzir os riscos de doenças graves, como as doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

A certeza desta bela notícia é proveniente de uma pesquisa espanhola publicada na revista “Food Chemistry” que evidencia que o molho de tomate além de ser uma invenção culinária genial é riquíssimo em nutrientes saudáveis. Se pode encontrar pelo menos 40 tipos diferentes de polifenóis, elementos preciosos que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e abundância de “carotenoides”, poderosos antioxidantes que são altamente protetores contra o câncer.

Post 4 - Molho de tomates coracaoO estudo realizado pela Universidade de Barcelona teve o cuidado de analisar rigorosamente  dez tipos de molho de tomate a venda nas prateleiras dos supermercados, utilizando a análise de espectrometria de massa, permitindo verificar a presença de pequenas quantidades de compostos químicos diferentes, sem a possibilidade de mal-entendidos. A conclusão é que mesmo nos molhos de tomates industrializados, foram encontrados mais de 40 tipos de polifenóis, vitamina C e carotenoides, como o licopeno.

A coordenadora da pesquisa, Rosa Maria Lamuela, afirma que ” … 120grs de molho adicionados a uma massa pode se obter de 4 a 16mg de polifenóis, e de 6 a 10mgs. de carotenoides…quantidades úteis para o consumo, dos quais correspondem a uma redução de possibilidade de câncer e de doenças cardiovasculares, como demonstrado pelo estudo da PREDIMED (Prevetion with Mediterrean Diet). Esse estudo avaliou a frequência do uso de molho de tomate ligado ao risco de doenças no coração e dos vasos sanguíneos, não identificando exatamente o que, nos alimentos, é responsável pelo efeito protetor. Nossa pesquisa, portanto, identificou as substâncias responsáveis pela ação benéfica do molho.”

Post 5 - Tomates elixir1

Há duas ressalvas extremamente importantes nesta pesquisa, por um lado, a maneira como é feita o molho de tomate, e do outro a extrema importância da utilização da gordura vegetal, que neste caso usamos o azeite de oliva extra virgem com suas propriedades extraordinárias.

Vale lembrar que o molho de tomate deve ser feito com a clássica combinação: tomate, cebola, alho e azeite, conforme explica a Doutora Rosa Maria “tentando descobrir qual a proporção ideal entre os diferentes ingredientes se observou pela primeira vez que o azeite é muito melhor do que o óleo de girassol, pois é rico em polifenóis e tem propriedades antioxidantes, por isso acreditamos que uma quota de 10% (por cento) do total do molho é suficiente …

Além disso, também se verificou que os benefícios do molho são mais elevados do que o consumo dos seus componentes individuais: parece haver um efeito sinérgico entre os ingredientes quando consumidos juntos, apresentando uma maior quantidade de polifenóis do que quando o tomate é consumido individualmente, que com certeza é a mais rica fonte alimentar dessas substâncias, mas também a cebola e o alho contribuem com uma quantidade discreta para tornar esse “cocktail” mais preventivo. A conclusão é que existem vantagens consideráveis em termos de prevenção de doenças cardiovasculares e até mesmo de câncer. “

Confira aqui a receita do Molho de Tomates!!

Post:
 

(Visited 215 time, 1 visit today)
Emagreça com saúde!
Receba um e-book GRÁTIS, obtenha um estilo de VIDA SAUDÁVEL e nunca mais se preocupe com seu PESO!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

Comentários

comentários

Deixe aqui seu comentário!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: