História

0 Flares 0 Flares ×

Contadini dieta mediterranea

A partir da dieta dos povos mediterrâneos à dieta mediterrânica

Lorenzo Piroddi (1911 – 1999), um estudioso da Ligúria, na primeira metade do século XVII,  estudou a conexão entre os hábitos alimentares  e doenças metabólicas, e ele foi um dos primeiros nutricionistas a desenvolver uma dieta para seus pacientes que limitaram o consumo de gordura animal e favorecido os alimentos vegetais. Piroddi estudou o potencial de cura de uma dieta através dessas características, abrindo o caminho para o reconhecimento de uma dieta mediterrânica como um conjunto de hábitos alimentares podendo ser utilizada a seu próprio favor.

Mas foi Ancel Keys (1904 – 2004), um grande biólogo e fisiologista americano, que foi considerado por seus colegas como Einstein, diante da revolução dos seus estudos no mundo da nutrição. E foi graças a seus estudos sobre os hábitos alimentares dos povos do sul da Itália, que estabeleceu no imaginário coletivo o termo dieta mediterrânea, dando-lhe a dignidade científica e cultural. Keys  se aprofundou em particular no estudo da relação entre  a dieta, doenças cardiovasculares (infarto, derrame) e arteriosclerose. Durante a sua residência a Cilento, província de Salento na região sul da Itália, identificou os  efeitos benéficos da dieta na saúde da população local.

Ancel Keys

Estudos de Keys demonstraram que a combinação de hábitos alimentares da população local poderia ser classificada exatamente como a dieta mediterrânea, que tinha características semelhantes às dietas de outros povos do Mediterrâneo, mas especialmente Keys concluiu que esses hábitos tinham um efeito benéfico sobre a saúde ausente em outras dietas regionais do mundo ocidental.

Suas descobertas deram início a centenas de outros estudos que foram conduzidos nos últimos cinquenta anos em todo o mundo, e que demonstraram que uma alimentação e um estilo de vida correto são os fatores fundamentais que determinam o risco, não só de doenças cardiovasculares, mas também de outras doenças tais como obesidade, diabetes e tumores. Ancel Keys depois da descoberta da dieta mediterrânea passou a usar esse estilo de vida e viveu por 100 anos.

 

Emagreça com saúde!
Receba um e-book GRÁTIS, obtenha um estilo de VIDA SAUDÁVEL e nunca mais se preocupe com seu PESO!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

Deixe aqui seu comentário!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×