Glúten, o Vilão da Vez… Será mesmo?

0 Flares 0 Flares ×

Glutén - Trigo Capa

Resolvi escrever esse post porque tenho recebidos muitos e-mails me perguntando sobre a questão do glúten fazer mal a saúde, e se deve ser totalmente abolido da nossa alimentação. Bem. parece que agora, depois dos ovos, da carne vermelha, da frutose, o glúten se tornou o vilão da vez.

Eu fico realmente preocupada quando vejo tantas pessoas sendo influenciadas pela mídia, e por figuras públicas que bastam declarar que estão fazendo uma dieta de um determinado tipo, e consequentemente, milhares de pessoas sem nem menos parar para pensar, começam a seguir os mesmos passos.

Gluten - Famosos

Uma das primeiras “stars”, já considerada magra, foi Gwyneth Paltrow, que em seu blog, há alguns anos, declarou que a sua solução pessoal contra a obesidade era “gluten-free”, ou seja, uma dieta onde o glúten foi totalmente eliminado da sua alimentação, porque a fazia ganhar peso. Consequentemente, outras estrelas foram se adicionando a essa voz, proclamando esta “verdade milagrosa”, e retirando totalmente o glúten da sua alimentação, como por exemplo, o tenista Djokovic, a apresentadora de TV mais famosa dos Estados Unidos, Oprah Winfrey, a cantora, Lady Gaga, e tantos outros, inclusive personalidades brasileiras.

Mas não são só as celebridades que influenciam a população, outro fator que contribui muito é a indústria alimentar, que nos bombardeia com publicidades, tentando nos convencer a todo custo que viver sem glúten é a melhor coisa para a nossa saúde.  Já ouvi dizer que tem até restaurante aì no Brasil que possui dois cardápios, um com glúten e outro sem glúten. Bem, por aqui essa moda ainda não chegou. 🙂

Glutén - Alimentos

O problema é que a gente acaba se perguntando: “ O glúten realmente faz mal a saúde, isso é uma verdade sagrada?” ou mais uma vez estamos nos deixando guiar por um “modismo” proclamado aos quatro ventos.  Como eu sou uma pessoa que gosto sempre de estar bem informada, ainda mais quando o assunto é saúde, acabei pesquisando muito sobre o assunto, e o que eu já desconfiava foi realmente confirmado. Então vamos aos fatos.

A doença celíaca é uma doença caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, cujo consumo pode causar reações perigosas, e com o passar do tempo, produzir complicações, tais como diabetes, doença da tiroide, a osteoporose e câncer do intestino. Existem também pessoas que não sofrem de doença celíaca, mas que têm intolerância ao glúten. Elas passam mal quando consomem a proteína (diarreia e gases são sintomas comuns), mas não têm o intestino danificado e não sofrem de uma doença crônica. Esse quadro pode aparecer em qualquer um e em qualquer fase da vida, mas ainda não está claro o motivo pelo qual isso acontece.  Então qual a solução para essas pessoas? Uma dieta rigorosa sem glúten.

Gluten Free

No entanto, se você não sofre deste problema, não há qualquer razão para aplicar uma dieta semelhante, e isso não sou eu que estou dizendo, é praticamente voz geral para a grande maioria dos médicos.  Se você decidiu eliminar o glúten por causa de meros fins estéticos, não pense que você terá uma perda de peso mágica. O resultado pode ser um tanto quanto desastroso, porque seguir esses “padrões da moda”, sem qualquer necessidade real, pode ser prejudicial para a sua saúde. Na verdade, você pode se deparar com falta de vitaminas B, deficiências de ferro, ácido fólico, etc., porque esse tipo de restrição alimentar não conduz a qualquer benefício físico, pode até mesmo retardar o diagnóstico da doença celíaca.

Glutén - Alimentos sim

A verdade é que, se o seu objetivo é eliminar aqueles tão odiados quilos extras, é preciso se armar de muita PACIÊNCIA. Eu sou uma prova de que depois de tentar tantas dietas milagrosas onde eu conseguia perder peso rapidamente, bastava voltar a me alimentar normalmente que os quilos retornavam ou até mesmo ganhava outros. A realidade nua e crua é que não existem varinhas de condão, nem soluções rápidas para um emagrecimento saudável. O que necessitamos é de uma reeducação alimentar, onde o ideal é se alimentar a base de frutas, legumes, verduras, peixes e grãos na medida adequada, beber muito água e praticar atividades físicas, para alcançar resultados duradouros. Mas não se esqueça de que tudo é uma questão de EQUILÍBRIO e que podemos comer de tudo sem exageros!

Glutén - PAciencia e equilibrio

Portanto, agora que já constatamos que o glúten não é um bicho-papão, e que não deve ser evitado (salvo nos casos onde a pessoa possui uma intolerância ou a doença celíaca), não deixe de consultar sempre o seu médico, antes de agir por impulso, caso contrário, em vez de perder peso, você corre o risco de empobrecer a sua alimentação e a sua saúde. “Mens sana in corpore sano”.

Post:
 

(Visited 188 time, 1 visit today)
Emagreça com saúde!
Receba um e-book GRÁTIS, obtenha um estilo de VIDA SAUDÁVEL e nunca mais se preocupe com seu PESO!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

Comentários

comentários

2 comentários sobre “Glúten, o Vilão da Vez… Será mesmo?

  1. rose

    Como o que sinto vontade. O meu corpo sabe do que necessito…..amo pão,já ñ suporto peixes e afins, meu fígado reclama. Então sigo a natureza interna q. me guia.
    Boa reportagem Iaponira…..bjs

    1. Iaponira DinizIaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Rose,

      A minha preocupação é que as pessoas se influenciam facilmente…
      O importante é estar bem consigo mesmo e ter saúde!
      Muito obrigada pelo seu comentário. 🙂
      Abraços,
      Iaponira Diniz

Deixe aqui seu comentário!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: