Dieta Mediterrânea: Ideal para as Grávidas

0 Flares 0 Flares ×

Dieta Mediterranea Gravidez Capa 1

Oi!! Hoje resolvi escrever sobre um assunto muito especial para nós mulheres, a gestação! Acredito que a maternidade é a coisa mais linda e abençoada na vida de nós, mulheres. E tudo muda a partir do momento que sabemos que existe aquele “serzinho” que já é, e será tão amado pelo resto de nossas vidas.  E uma coisa extremamente importante é nossa alimentação. A dieta durante a gravidez deve ser a mais EQUILIBRADA possível, portanto, a mais indicada é a Dieta Mediterrânea. Uma nutrição adequada é essencial para proteger não só a saúde da mãe, mas também para evitar a maioria das possíveis doenças do bebê. Um estudo recente mostrou que a dieta mediterrânea ajuda a proteger as crianças de alergias e asma desde o momento que já está no útero.

Dieta Mediterranea Gravidez FEto

Pesquisadores gregos da “Universidade de Creta” examinaram os efeitos de uma dieta rica em alimentos como verduras, frutas, legumes e peixes (típicos da dieta mediterrânea) em 468 mulheres e seus filhos, seguindo-os a partir dos primeiros meses de gravidez até a idade de sete anos. A conclusão foi de que os benefícios trazidos por este tipo de alimentação afeta não só as mulheres grávidas, mas também os bebês. Os resultados desta pesquisa foram publicados na revista científica Thorax (Janeiro de 2008 – “Mediterranean diet in pregnancy is protective for wheeze and atopy in childhood”).

Dieta Mediterranea Gravidez Asma

Os pesquisadores descobriram que o impacto da dieta  com os efeitos relacionados a asma e outras alergias nos bebês foram considerados relativamente pequenos, para aqueles cujas mães tinham seguido a dieta durante os nove meses de gestação. No final do estudo, os pesquisadores diagnosticaram problemas de asma somente em 13% das crianças e de testes de alergia positivos em 17%, e somente 6% das crianças tinham ambos os problemas. De acordo com os dados coletados a dieta mediterrânea pode reduzir em 45% a probabilidade de desenvolvimento de alergias nos primeiros 7 anos de vida, e até mesmo reduzir em 88% a possibilidade da criança desenvolver a asma. Para manter esses elevados níveis de proteção a dieta fornece o consumo de frutas, legumes e verduras diariamente e de peixe mais de três vezes por semana. Durante o estudo foi examinado também o efeito de carne vermelha na dieta de uma grávida. A conclusão foi que  o abuso deste alimento, ou seja, mais de três vezes por semana, ajuda a aumentar o risco de que o nascituro manifeste doenças alérgicas durante os primeiros anos da infância.

Dieta Mediterranea Gravidez Mae e Bebe

Um outro estudo recente dos EUA diz que as mulheres têm menos risco de ter filhos com má formações, se a sua alimentação durante a gravidez, e em anos anteriores seja rica em frutas, vegetais e cereais integrais. As mulheres que seguiram a dieta mediterrânea no ano antes da gravidez reduziram pela metade as chances de ter um bebê com anencefalia, um defeito do tubo neural que bloqueia o desenvolvimento do cérebro e tende a causar aborto, em comparação com aqueles que seguiram dietas ricas em carne, gordura e açúcar.

Fazendo uma comparação entre dietas ricas em açúcar e gordura, e uma alimentação mais saudável – incluindo ácido fólico, ferro e cálcio – se identificou um risco de um terço menor no nascimento de crianças com lábio leporino, um quarto menor de ter fissura de palato e um quinto menor de espinha bífida, um defeito do tubo neural. Todos associados a problemas de ma formação do feto.

“A dieta com alimentos saudáveis, ou seja, de qualidade é uma excelente prevenção”, diz Suzan L. Carmichael, Ph.D., principal autora do estudo e professora de pediatria da Faculdade de Medicina de Stanford, em Palo Alto, Califórnia.

Fonte: Health.com su CNN International
paginemediche.it, ladietamediterranea.eu

Post:
 

(Visited 212 time, 1 visit today)
Emagreça com saúde!
Receba um e-book GRÁTIS, obtenha um estilo de VIDA SAUDÁVEL e nunca mais se preocupe com seu PESO!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

Comentários

comentários

Deixe aqui seu comentário!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: