Benefícios da Dieta Mediterrânea

0 Flares 0 Flares ×

BeneficiosA dieta mediterrânea, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2010, é um regime alimentar amplamente difundido e que ajuda o organismo a se manter saudável. Este antigo modelo de alimentação representa um patrimônio cultural, e é considerado por muitos especialistas da área da saúde, a melhor dieta alimentar. Vamos nos aprofundar nos maiores benefícios desse estilo de vida e descobrir seus segredos.

Benefícios cardiovasculares

Beneficios coracaoA dieta mediterrânea é preventiva contra as doenças cardiovasculares porque o consumo de gorduras insaturadas, como aquelas contidas no azeite de oliva e no ômega 3 dos peixes, favorecem a redução do colesterol ruim no sangue.

Reduzir o colesterol significa reduzir o risco da arteriosclerose, formação de placas de gorduras nas artérias, maior fluidez do sangue, e consequentemente melhor circulação. Além disso as gorduras previstas na dieta mediterrânea atuam no nível de agregação das plaquetas impedindo a formação de coágulos que possam vir a obstruir as artérias.

A dieta mediterrânea prevê ainda um consumo reduzido de sal e um consumo significativo de água que auxilia no combate a pressão alta.

Benefícios cerebrais e psicológicos: combate a depressão

DepressioneA dieta mediterrânea age também beneficamente no cérebro, seja a nível de patologia física aquelas que podem ser consideradas degenerativas como Alzheimer, seja a nível de patologia psicológica.

Recentes estudos provaram que uma alimentação rica em polifenóis e gorduras insaturadas, como a dieta mediterrânea, possui um efeito positivo na transformação das células-tronco neurais em neurônios maduros, sendo assim possível substituir aqueles danificados  em casos de patologias como o Alzheimer. Além disso a dieta mediterrânea é rica em frutas e verduras, que contém antioxidantes os quais atuam na ação de combate dos radicais livres que destroem as células e predispõe ao surgimento da patologia.

A dieta mediterrânea tem efeitos positivos sobre o lado psicológico de um indivíduo, e se mostra muito protetiva diante da depressão. A relação entre o melhoramento do humor nos indivíduos depressivos e a dieta mediterrânea está ligada a presença de antioxidantes, as gorduras insaturadas e ao ômega 3. Ainda existem estudos em andamento para entender esse mecanismo.

Benefícios estéticos: efeito anti-idade por uma pele jovem

Beneficios anti idadeA dieta mediterrânea é indicada também na manutenção do nosso bem-estar e da nossa beleza. Um primeiro efeito pode se identificar a nível da epiderme, já que o consumo de frutas e verduras, ricas em antioxidantes, previnem o envelhecimento cutâneo e das células em geral, resultando uma pele jovem, sana e elástica.

Juntamente com o consumo de frutas e verduras, de pelo menos dois litros de água por dia, o consumo limitado de sal e açúcar, favorecem a eliminação das toxinas e previne a perda de água entre os tecidos resultando assim uma aliada também na prevenção da celulite.

Benefícios contra o obesidade e a síndrome metabólica

ObesidadeA dieta mediterrânea funciona muito bem como uma estratégia para emagrecer e perder peso nos casos de obesidade e da síndrome metabólica. Por síndrome metabólica se entende uma condição que se instaura a “dislipidemia” (elevada concentração de lipídios) que apresenta alterações no colesterol, triglicerídeos e hiperglicemia em jejum (elevação dos valores glicêmicos) que levam a um sobrepeso ou a obesidade. Normalmente essas condições são devidas a uma alimentação rica em gorduras hidrogenadas, gorduras saturadas, açúcar, e pobre em frutas, verduras, legumes, fibras e vitaminas.

Por esse motivo a dieta mediterrânea representa o estilo alimentar ideal na prevenção e combate a essa síndrome, exatamente por dar preferência a alimentos de baixo índice glicêmico, mantendo assim constantes os valores de glicemia, evitando o surgimento do fenômeno da hiperglicemia, e o fato de ser baseada em gorduras insaturadas ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim.

Quanto a condição da dieta mediterrânea ser considerada também uma dieta indicada para o emagrecimento, se deve ao fato que se aprende a comer alimentos saudáveis reduzindo a quantidade de gorduras e açúcares, consequentemente reduzindo as calorias. A escolha de carboidratos integrais faz com que a emissão de açúcar no sangue seja feita de uma forma muito lenta reduzindo a sensação de fome e de saciedade, proporcionando assim uma maneira de comer em horários regulares, uma quantidade adequada de alimentos.

Benefícios contra o câncer

combate ao cancerA dieta mediterrânea tendo como alimentos base o azeite de oliva, frutas e verduras se apresenta preventiva no confronto de alguns tumores entre eles o tumor da mama e o tumor da próstata.Isso se deve porque é uma dieta rica em antioxidantes que combatem exatamente os danos que os agentes cancerígenos provocam nas células e além disso proporciona uma ingestão correta de nutrientes contidas em todas as categorias de alimentos. Os mecanismos específicos ainda não são bem claros, mas é evidente que quem segue um regime alimentar mediterrâneo tem um risco diminuído em 30% de ter um tumor.

Emagreça com saúde!
Receba um e-book GRÁTIS, obtenha um estilo de VIDA SAUDÁVEL e nunca mais se preocupe com seu PESO!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

Deixe aqui seu comentário!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×