Descubra Como a Água Ajuda no Emagrecimento

0 Flares 0 Flares ×

Agua Emagrece Capa

Muitos estudos internacionais têm demonstrado que beber água antes das refeições ajuda a emagrecer e a manter o peso, quando atingido, aquele “tão sonhado” peso ideal. E a razão principal não é porque quando você bebe água a barriga fica cheia, e portanto diminui a vontade de comer. A verdade é que bebendo água ativamos uma série de mecanismos metabólicos que nos ajudam realmente a perder peso.

Agua essencial corpoSabemos que a água é essencial na manutenção das funções vitais do nosso corpo. Mas onde é que ela influencia no nosso emagrecimento?  A gente sempre ouve dizer que para começar uma dieta devemos beber mais água, essa é sempre uma das recomendações fundamentais de um nutricionista para atingirmos e mantermos nosso peso ideal. Poderíamos começar dizendo que a água auxilia no emagrecimento, pelo simples fato de que “enche a nossa barriga”, nos proporcionando uma sensação de saciedade. Substitui também as bebidas ricas em açúcar (sucos, refrigerantes, etc), e elimina as toxinas desacelerando nosso metabolismo.

Agua essencial

Mas a importância de todos esses fatores diz respeito a um outro elemento fundamental confirmado por tantas pesquisas clínicas: a termogênese, ou seja, a produção de calor do nosso organismo. Em 2003 um estudo feito na Alemanha avaliou o efeito da água na taxa metabólica, que é a velocidade com a qual as calorias são “queimadas” para produzir energia. Os pesquisadores descobriram que beber 2 copos de água (500ml) a temperatura ambiente (22°C), aumentava a taxa metabólica em 30% dos homens e mulheres que estavam participando desse estudo.

Esse aumento da taxa metabólica se iniciava 10 minutos depois que se ingeria esse dois copos de água, e alcançava o seu ápice entre 30 e 40 minutos. A principal observação feita foi que esse efeito se deve ao fato de que a água, logo após ser ingerida se eleva de uma temperatura de 22°C para atingir 37°C (normalmente a temperatura do nosso corpo). Em 2007, o mesmo centro de pesquisas alemã fez um outro estudo de controle, sobre o assunto referido a termogênese, que confirmou o efeito positivo da água no metabolismo.

Agua Termogenese

No ano de 2011, um grupo de pesquisadores israelenses encontraram um efeito símile estudando meninos com idades entre 8 e 11 anos, e que estavam com sobrepeso. Nesse estudo foi observado um aumento médio de 25% da taxa metabólica depois que as crianças tinham bebido água “gelada” (4°C). O efeito começava 24 minutos após a ingestão da água e durava em média 40 minutos.

Em todos os estudos citados, a água ingerida com o estômago vazio produziu um efeito de breve duração no metabolismo (entre 30 min e 1 hora). Por este motivo a sugestão é beber bastante água durante várias vezes ao dia, especificamente 500ml. quatro vezes ao dia que faz um total de 2 litros (mais ou menos 8 copos), assim se pode quadruplicar seu gasto energético.

Dois copos agua branc

Ainda não foram avaliados os efeitos que se podem obter bebendo água com maior frequência e em menores quantidades. O que eu quero dizer é que ao invés de ingerirmos 2 copos de água (500ml) de uma só vez quatro vezes ao dia, de preferência antes das refeições, optarmos por pequenas quantidades distribuídas durante todo o dia. O que sabemos é que beber uma determinada quantidade de água, normalmente o indicado são 2 litros,  durante o dia faz muito bem a saúde.

Deve se observar que uma quantidade excessiva de água pode ter efeitos colaterais, em especial nas pessoas que têm problemas de coração ou nos rins.

Bibliografia: La Dieta dell'Acqua
Nicola Sorrentino
Ed.: Salani

Post:
 

(Visited 270 time, 1 visit today)
Emagreça com saúde!
Receba um e-book GRÁTIS, obtenha um estilo de VIDA SAUDÁVEL e nunca mais se preocupe com seu PESO!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

Comentários

comentários

4 comentários sobre “Descubra Como a Água Ajuda no Emagrecimento

    1. Iaponira DinizIaponira Diniz Autor da Postagem

      Olá Marina,
      Já existem vários estudos comprovados que beber dois copos de água antes das refeições ajuda nosso metabolismo.
      Que tal incluirmos esse hábito no nosso dia a dia? 🙂
      Obrigada pelo comentário.
      Abraços,
      Iaponira Diniz

  1. gecilda gioia

    Legal, já ouvi falar de beber água pela manhã, de não beber água durante as refeições, mais não sabia que beber água antes de comer ajudava. Vou tentar. bebo bastante água durante o dia. Estou gostando da dieta mediterrânea. Comprei seu livro e vou adaptar algumas receitas. Acredito que para emagrecer é só saber comer e não deixar de comer. Principalmente para quem é gorda como eu e tem muita dificuldade de emagrecer. E tem de ser para a vida toda, não só por um tempo.
    O esporte é indispensável. Às vezes deixo a desejar, mais brigo sempre comigo.

    1. Iaponira DinizIaponira Diniz Autor da Postagem

      Olá Gecilda,
      Descobri essa coisa da água com um médico muito famoso aqui da Itália. Ele se chama Nicola Sorrentino e já publicou vários livros sobre emagrecimento.
      Um dos últimos foi exatamente falando sobre o beneficio real da água para ajudar na perda de peso.
      Então é importante beber dois copos de água em jejum e um pouco antes das refeiçoes, sem esquecer de totalizar aqueles 2 litros por dia.
      Eu não conseguia beber a água em jejum, mas acabei descobrindo uma técnica que me ajuda, enquanto estou preparando o café da manha, deixo os dois copos separados e vou bebendo aos poucos, até terminar de colocar a mesa com o café pronto.
      Fico feliz que você adquiriu meu e-Book! Obrigada! Com certeza você consegue aproveitar muitas receitas, é só para sua dieta excluir as receitas que tenham creme de leite, manteiga, fritura,e infelizmente os doces, o resto seguramente é baseado na Dieta Mediterrânea.
      Não esquece de deixar os fins de semana para você comer o que tiver vontade, sem exageros é claro! 🙂
      Grande abraço,
      Iaponira Dini

Deixe aqui seu comentário!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: