10 Conselhos para Seguir a Dieta Mediterrânea

0 Flares 0 Flares ×

Italian food ingredientsOs principais alimentos que compõe a dieta mediterrânea são: azeite de oliva, verduras, legumes, frutas, massas e pães (de preferência os integrais), peixe, carne (preferencialmente a branca), laticínios e o vinho (que deve ser consumido com moderação). A particularidade desses alimentos é que são de predominância vegetal e possuem um baixo teor de gordura (não superior a 30%), e ajudam a prevenir o aparecimento de tumores, as doenças de coração e as metabólicas, como a diabetes.

Uma das características da dieta mediterrânea é a utilização de aromas e temperos (especiarias, ervas, molho de tomate, limão, pimenta, alho, cebola, manjericão, orégano, alecrim, louro, sálvia, salsa, tomilho, etc.), que além de proporcionarem sabor ajudam a reduzir o consumo de sal.

A dieta mediterrânea apresenta um perfeito equilíbrio entre as quantidades de macronutrientes (proteínas animais e vegetais, gorduras animais e vegetais, fibras e carboidrato, etc.) necessária para ter uma dieta saudável e, ao mesmo tempo ricas em micronutrientes antioxidantes e vitaminas (A, C, E, beta-caroteno, polifenóis etc.), cujo papel é importante na prevenção de doenças cardiovasculares e do câncer. Agora já sabemos que é a dieta mais adequada para viver bem e por mais tempo.

Agora vamos aos conselhos:

1-) Usar azeite de oliva

 

Post 11 - AzeiteUse o azeite de oliva extra virgem como a principal fonte de gordura. Ele é rico em vitamina E, é um tipo de gordura vegetal (monoinsaturado), e ajuda ainda a prevenir doenças cardiovasculares. É considerado um tesouro da dieta mediterrânea, e se mantém através dos séculos entre as tradições gastronômicas regionais, dando aos pratos sabores e aromas únicos.

2-) Abundância de frutas, legumes e verduras

 

Post 11 -Frutas legumes e verdurasFrutas, verduras e legumes são uma fonte de vitaminas, minerais e fibras, além de fornecerem uma grande quantidade de água. É muito importante consumir cinco porções de frutas e legumes todos os dias. Graças a um teor elevado de antioxidantes e fibras, esses alimentos ajudam na prevenção de várias doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Não esqueça de incluir as frutas secas, que devem ser consumidas em pequenas porções.

3-) Massas, pães e grãos (preferencialmente os integrais)

 

Post 11 - Massa e paoEsses alimentos são partes fundamentais da sua alimentação diária. O consumo diário de massas, arroz e cereais é essencial por possuírem um conteúdo alto de carboidratos, e são eles que nos fornecem uma quantidade significativa de energia necessária para nossas atividades diárias. Devemos ter em mente que os produtos integrais, nós fornecem mais fibras, vitaminas e minerais, além de serem menos calóricos, ajudando assim na perda de peso.

4-) Alimentos frescos

 

Post 11 - Alimentos frescosDevemos consumir os alimentos que sejam o mais fresco possível, de preferência os produzidos localmente. É importante aproveitar o melhor dos produtos da estação, pois eles contem maiores quantidades de nutrientes, mais aroma e mais sabor.

5-) Consumir produtos lácteos

 

 

Post 11 - LaticiniosConsuma produtos lácteos todos os dias, especialmente iogurte e queijos brancos. Eles são excelentes fontes de proteínas, minerais (cálcio, fósforo, etc.) e vitaminas. Os produtos lácteos fermentados (iogurte,leite fermentado) estão associados a um certo número de benefícios para a saúde, pois eles contêm microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio da flora intestinal.

6-) Baixo consumo de carne vermelha

 Post 11 - Carne VermelhaA carne vermelha deve ser consumida com moderação. Qualquer tipo de enlatado deve ser consumido em pequenas quantidades, de preferência, evite-os.
A carne contém proteínas, ferro e gorduras animais em quantidades variáveis. A ingestão excessiva de gordura animal não se encaixa em uma dieta saudável. Portanto o conselho é consumir carne em pequenas quantidades, preferencialmente a carne magra, quando possível, e acompanhadas de verduras e legumes.

7-) Preferir peixes a outro tipo de carne

 

Post 11 - PeixesUse e abuse dos peixes. Recomenda-se a consumir peixes com carne escura pelo menos uma ou duas vezes por semana. Esses tipos de peixe possuem um pouco mais de gordura, mas mesmo sendo considerada uma gordura de origem animal, os peixes tem propriedades muito similares as gorduras de origem vegetal, e são conhecidos por proteger contra as doenças do coração.

 8 -) Consumir frutas frescas

Post 11 - Frutas frescasA fruta fresca deve ser a sua sobremesa diária, enquanto as tortas, os bolos e os doces devem ser consumidos apenas ocasionalmente. A fruta possui muitos nutrientes e traz para a nossa mesa cor e sabor, pode ser consumida também como um lanche saudável.

9-) Beba muita água

 

Post 11 - AguaA água é considera a bebida de excelência da dieta mediterrânea. Aconselha-se consumir pelo menos 1 litro e meio de água por dia. O vinho deve ser bebido com moderação e somente durante as refeições, o ideal é escolher uma refeição para ser acompanhada de uma taça de vinho (200ml).

O vinho faz parte da tradição da dieta mediterrânea e já foi comprovado que pode proporcionar benefícios para a saúde, mas deve ser tomado com moderação e como parte de uma dieta equilibrada.

10-) Atividade física

 

Post 11 - Atividade fisicaFaça atividades físicas todos os dias, uma vez que é tão importante quanto comer bem. Manter a forma física e fazer atividades adaptadas às nossas necessidades todos os dias é essencial para manter-se saudável. Uma caminhada de 30 minutos ajuda no emagrecimento, melhora a circulação sanguínea, a postura e você pode queimar até 200 calorias. Lembre-se use escadas ao invés de elevador, procure caminhar mais, essas atividades já contribuem para o seu bem-estar.

Post:
 

(Visited 440 time, 1 visit today)
Emagreça com saúde!
Receba um e-book GRÁTIS, obtenha um estilo de VIDA SAUDÁVEL e nunca mais se preocupe com seu PESO!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

Comentários

comentários

Deixe aqui seu comentário!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: